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Coordenação de extensão

COORDENAÇÃO/DIRETORIA EXTENSÃO
Competências: Promover a integração entre o ensino e a pesquisa com o foco nas demandas da sociedade, seus interesses e necessidades, buscando o desenvolvimento regional sustentável em todas as suas dimensões.

Coordenadora: Profa. Me. Thaís Vasconcelos Silva - Portaria no 12, de 20/02/2017
Email: thais.silva@jna.ifmt.edu.br
Telefone: Telefone: (66) 3566-7302
Horário de atendimento ao público: 13h às 17h30min

Projetos de extensão

Título do Projeto: Ler/ouvir: a literatura de Cordel e práticas de letramento
Coordenador do Projeto: Denis Alves Faria

Descrição do Projeto: O Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Juína, Escola Estadual 21 de Abril e parceria com a Casa da Cultura do município de Juína, com clientela oriunda de vários municípios do estado, com uma gama diversificada de saberes de abrangência cultura e uma diversidade linguística e literária que se respalde aos saberes e cultura de massa, principalmente quanto aos aspectos literários, tão estigmatizada nos estudos da Grande literatura, a qual fora imposta pelos críticos que detém o saber propriamente dito em definir o que deve ser lido e incorporado aos programas curriculares de ensino médio, principalmente a literatura já canonizada pelos escritores consagrados para incorporar ao domínio do saber nacional, reflete a cerca da inserção da produção e leitura de textos literários que agregam o saber e construção de práticas de letramento, principalmente aquelas que resgatam as raízes históricas e linguísticas de um povo. Desta forma o folheto de cordel é resgatado e introduzido nos estudos da literatura em consonância aos cânones literários assim caracterizada como poesia, produzida e consumida em alguns estados da região Nordeste e disseminada nas demais regiões, principalmente em sua valorização pelos estudos na esfera pedagógica.
Número de Bolsistas: 1
Tempo de Vigência do projeto: 6 meses

Título do Projeto: Laboratório de Educação Matemática: A formação continuada de professores de matemática do município de Juína
Coordenador do Projeto: Jefferson Bento de Moura

Descrição do Projeto: A proposição de um Laboratório de Educação Matemática (LEM) destina-se a atender estudantes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática e profissionais do ensino em exercício, notadamente da rede pública. Os objetivos deste projeto contemplam atividades articuladas de Ensino, Pesquisa e Extensão - catalogação e confecção de materiais didáticos analógicos e digitais de baixo custo e conhecimento de utilização pedagógica de softwares - para facilitar a aprendizagem de conceitos matemáticos. Para isso foi feito um estudo bibliográfico sobre o LEM de acordo com alguns teóricos da área. A metodologia de trabalho será organizada por meio de um estudo bibliográfico da temática, levantamento e construção de materiais didáticos analógicos e digitais de baixo custo que facilitam o ensino de matemática, demonstração e aplicação dos materiais confeccionados e jogos, parcerias com os sistemas locais de ensino público e divulgação do projeto LEM na comunidade e intervenção teórico-metodológica nas escolas públicas de ensino propiciará, dentre outras coisas, uma melhor relação interpessoal professor-aluno, gerando um ambiente mais salutar dentro da sala de aula, caracterizado por uma maior dinâmica do ensino, maior afetividade, motivação, participação, maior interação social, respeito pelos colegas, etc., tornando mais prazeroso o estudo.
Número de Bolsistas: 1
Tempo de Vigência do projeto: 6 meses

Título do Projeto: Práticas de manejo alternativo para o cultivo de abacaxi agroecológico
Coordenador do Projeto: Kleyton Rezende Ferreira

Descrição do Projeto: O plantio sustentável do abacaxi visa principalmente à preservação do meio ambiente, levando assim conhecimentos de como realizar um plantio socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente correto, garantindo assim uma produção sustentável. O presente projeto tem por objetivo auxiliar os produtores de Juína a prática de cultivo alternativa do abacaxi, de forma sustentável. É essencial o aprendizado mútuo, entre os produtores e os alunos, onde os mesmos ensinarão como cultivar o abacaxi e em contrapartida aprenderão formas de manejo da cultura. No manejo do abacaxi sustentável não será feito o uso de agroquímicos, afim de não afetar o ambiente e o bem-estar dos produtores e consumidores e em resposta a essa questão será obtido os adubos através da compostagem. Os tratos culturais serão exclusivamente manuais e executados pelos participantes do projeto. Se feito de forma correta as práticas de manejo resultarão na redução de 60% dos custos.
Número de Bolsistas: 1
Tempo de Vigência do projeto: 6 meses

Título do Projeto: Técnicas para implantação da cultura da laranja (Citrus sinensis) direcionada à agricultura familiar.
Coordenador do Projeto: Prof. Lourismar Martins Araújo

Descrição do Projeto: Após o mercado consumidor dos citros aumentar, mais produtores começaram a implantar a cultura em suas terras, o efeito disto é a Lei da Oferta e Demanda. Aumentando o investimento em tecnologia de produção e o aprimoramento da qualidade. A laranja hoje é uma fruta muito comum e de cultivo simples, muito apreciada in natura, suco, também são feitos muitos produtos semi industrializados e industrializados. O projeto tem como objetivo a implementação de um pomar de citros no Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Juína, com a interação dos alunos da instituição e pequenos produtores da região, para facilitar a comunicação, os alunos do grupo darão uma palestra e ensinarão os produtores em campo para que eles intendam todo o processo de implantação da laranjeira em nosso instituto e possa levar para suas propriedades. O primeiro passo para implantação do pomar cítrico no IFMT é fazer a análise de solo, para ocorrer melhor correção e fertilização do solo. Essa análise será a primeira coisa a ser feita pelos alunos do projeto. A correção do solo será uma coisa breve mas completa, juntamente com a fertilização de cobertura para o pomar. Utilizaremos mudas, que nós mesmos produziremos através do sistema de brota, que realizaremos na escola e pensarmos em fazer um dia de campo para mostrar esse método e ensinar para o produtor. No total devemos produzir 50 mudas para implantar no nosso pomar que terá uma área de 450 m2 em um talhão de 15 x 30.
Número de Bolsistas: 1
Tempo de Vigência do projeto: 6 meses

Título do Projeto: Implantação de pomar semi sustentável de tangerina ponkan (Citrus reticulada Blanco): incentivo e suporte técnico aos pequenos produtores de Juína.
Coordenador do Projeto: Rodrigo Lemos Gil

Descrição do Projeto: A citricultura é uma importante atividade econômica no município de Juína, porém formas arcaicas de cultivo fazem com que os produtores não atingem a produtividade ideal e ainda utilizem grandes quantidades de defensivos agrícolas na produção, com isso o presente projeto de extensão tem como finalidade principal estabelecer uma comunicação direta com os agricultores da região, oferecendo palestras e atividades que possam direcionar uma visão mais ampla sobre a cultura, fazendo a prática no pomar didático que será implementado com o projeto, além de fornecer aos alunos do Campus um contato e convívio com os agricultores. Espera-se com esse trabalho que se possa fomentar o conhecimento aos produtores fazendo assim uma melhora no produto final, para que este possa ser entregue de maneira mais sustentável possível.

Número de Bolsistas: 1

Tempo de Vigência do projeto: 6 meses

Título do Projeto: Incremento da renda da agricultura familiar através dos programas de compra direta do Governo Federal.
Coordenador do Projeto: Rui Alves dos Santos

Descrição do Projeto: A alimentação escolar é um direito dos estudantes da rede pública de educação e um dever do estado. Como forma de atender as necessidades dos alunos com uma alimentação saudável e consequentemente fomentar a economia local, a partir de 1994 a agricultura familiar começou a receber um olhar especial sob a ótica do governo, através da criação de vários programas de políticas públicas de incentivo aos agricultores familiares. Diante desse fato e em virtude do IFMT ter a obrigação legal de proporcionar uma alimentação de qualidade aos discentes da educação básica e de adquirir produtos da agricultura familiar, esse projeto de extensão visa divulgar aos agricultores familiares do município de Juína, com ênfase aos que comercializam seus produtos na feira municipal, os benefícios da comercialização de seus produtos ao Governo Federal através da participação em chamadas públicas, bem como instruir e capacitar quanto aos documentos e procedimentos necessários para realizarem essas vendas e assim tornarem-se potenciais fornecedores de gêneros alimentícios ao Campus e, como consequência, aumentar suas vendas e fomentar a economia do município.
Número de Bolsistas:1
Tempo de Vigência do projeto: 6 meses

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