8º WorkIF: I Encontro da Comunidade Antirracista do IFMT será no dia 24

Publicado por: Reitoria / 17 de Outubro de 2023 às 17:30

Integrando a programação da 8º edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, Indígena e de Fronteira – Maria Dimpina e a Diretoria da Educação Profissional de Nível Médio do IFMT promovem, durante todo o dia 24, o I Encontro da Comunidade Antirracista da instituição.

O evento, segundo seus organizadores, oferece uma plataforma crucial para discutir e promover a implementação da legislação educacional antirracista na instituição, bem como compartilhar ações e estratégias eficazes para combater o racismo nos campi do IFMT.

Para o docente Lucas Café, a participação ativa da comunidade acadêmica em sua ampla representatividade será fundamental para enriquecer o debate, fomentar ideias e fortalecer o compromisso coletivo com a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

“Como representante da luta antirracista, convido a comunidade a se juntar a nós neste dia enriquecedor de aprendizado e diálogo, contribuindo com sua perspectiva e experiência para a promoção de uma educação verdadeiramente antirracista. Juntos, podemos avançar na construção de um ambiente acadêmico mais inclusivo e equitativo,” afirmou Café.

Programação

Na mesa de abertura, a partir das 8h, serão discutidos os “Caminhos da Implementação da Legislação Educacional Antirracista” pelos docentes do IFMT Me. Lucas Santos Café e Dra. Maristela Abadia Guimarães.

Na sequência, a pauta serão as “Ações Antirracistas nos Campi”. Os palestrantes serão a Dra. Noemi dos Reis Correa e o Me. Marciano Max Rodrigues Vieira, e o mediador, o Dr. Jefferson Bento de Moura.

Na parte da tarde acontecerão duas palestras, a primeira, "Educação das Relações Étnico-Raciais" sob o comando da Drª Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, com mediação do Me. Rafael Adelino Fortes. Na sequência, a palestra "Políticas de Cotas no IFMT: A luta Antirracista ainda não acabou" será proferida pela Ma. Lirian Keli dos Santos, mediada pela Drª. Dejenana Keila Oliveira Campos.

Um debate sobre os “Dez passos necessários para o desenvolvimento da educação antirracista no IFMT” entre o Me. Lucas Café e a Drª. Maristela Guimarães encerrará o evento.