Aberta 8a edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT

Publicado por: Reitoria / 25 de Outubro de 2023 às 13:19

Com um recorde de mais de sete mil inscritos, foi aberta, na manhã desta quarta-feira (25), a oitava edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso (WorkIF/IFMT), o principal evento científico e tecnológico da instituição.

Durante a cerimônia de abertura, o reitor Julio César dos Santos lembrou os desafios orçamentários nos últimos anos, que mesmo impactando de diversas maneiras os trabalhos do instituto, não impediram um aumento de mais de 30% no número de alunos matriculados. Hoje, são mais de 30 mil estudantes, sendo mais de seis mil participantes do workshop.

“Enfrentamos desafios imensuráveis, porém, com o compromisso dos nossos servidores, que são a estrutura fundamental da nossa instituição, e o apoio da bancada federal conseguimos realizar investimentos em manutenção, reestruturação e funcionamento dos campi. Este evento é mais uma mostra da qualidade dos nossos serviços prestados. Um diploma com a marca do IFMT é uma ferramenta de oportunidade poderosa na vida de cada um de vocês”, afirmou o reitor, dirigindo-se aos estudantes.

O estudante do curso de Zootecnia do IFMT São Vicente, Rafael Lemes, que apresentará um trabalho oral de análise de qualidade do leite, falou de seu entusiasmo com a grandiosidade do evento. "Esta é minha primeira participação e tenho certeza de que o aprendizado será imenso", resumiu.

Participaram da mesa da cerimônia de abertura, a reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano, a diretora-geral do campus Barra do Garças, representando o Colégio de Dirigentes do IFMT, Renata Lopes, a diretora-executiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide Almeida, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, o senador Wellington Fagundes, o secretário adjunto de Estado de Ciência e Tecnologia, Rodrigo Zanin, o secretário de Estado da Casa Civil, Fábio Garcia e o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMT, Epaminondas Magalhães.

As apresentações musicais dos mais de trinta integrantes do projeto de extensão Coral do campus Várzea Grande, regido pela docente de Artes, Lisa Paro abrilhantaram a cerimônia de abertura.

Uma extensa programação segue até sexta-feira (27), com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.