Campus Juína lança projeto sobre dignidade menstrual com palestras e oferta de absorventes

Publicado por: Campus Juína / 31 de Outubro de 2022 às 17:54

A Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil do IFMT Campus Juína em atenção à Lei 14.214/2021, que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual para assegurar a oferta gratuita de absorventes higiênicos femininos, lançou o Projeto de Intervenção sobre Dignidade Menstrual na instituição.

A ação tem como objetivo constituir o debate institucional sobre gênero, educação e saúde no campus. Os projetos e programas instituídos pela DSA Estudantil são desenvolvidos pela Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão.

A organização do projeto é de responsabilidade da Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão e desenvolvido pelo Grupo de Trabalho formado nos campi por servidores e alunos (convidados pelo Grêmio Estudantil).

O projeto teve como marco inicial das atividades a disposição permanente de absorventes e com frases motivacionais nos banheiros e a realização de uma palestra para todos os discentes do Ensino Médio e do Ensino Superior.

A palestra foi proferida no dia 29/09 pela psicóloga e coordenadora de Assistência Estudantil e Inclusão Alessandra Salierno, pela enfermeira Camille Modena e pelos professores Marcella Betti e Sandro de Caires.

Os temas abordados foram: Ciclo menstrual, ciclo hormonal, higiene íntima, utilização do absorvente de forma saudável, descarte correto do absorvente, utilização de aplicativos de ciclo menstrual, utilização do coletor menstrual, orientações sobre as mudanças no corpo, mudanças de humor em função das alterações hormonais, a importância do conhecimento do corpo e do ciclo menstrual, a diminuição de tabus em relação à mulher e seu corpo, o respeito aos processos e mudanças vividos pela mulher, Gênero e Educação, desigualdade de gênero, impactos ambientais causados pelo uso de absorvente e sobre o descarte correto no Meio Ambiente.

O Grupo de Trabalho que desenvolve esse projeto é formado por: