Comunicado: situação em relação ao retorno das atividades do Campus Juína devido a pandemia

Publicado por: Campus Juína / 22 de Outubro de 2021 às 17:45

Nota da Comissão responsável pela elaboração e implementação do plano para retorno das atividades presenciais do IFMT Campus Juína

A Comissão Responsável pela elaboração e implementação do plano para retorno das atividades presenciais do IFMT - Campus Juína, em reunião no dia 22 de outubro de 2021, ao analisar os índices epidemiológicos do município para o retorno gradual das atividades presenciais, observou-se que a Taxa de Transmissão Comunitária e o número de óbitos no município não contemplam os marcadores solicitados que possibilitem o avanço para a Fase 2, conforme critérios estabelecidos na Instrução Normativa n. 6/2021-RTR-GAB/RTR/IFMT, de 29 de setembro de 2021 e na Instrução Normativa n. 7/2021 - RTR-GAB/RTR/IFMT, de 01 de outubro de 2021.

Conforme a Instrução Normativa citada acima, os respectivos índices devem ser:

- Taxa de transmissão comunitária: número de casos novos por dia por 100.000 habitantes, nos últimos 07 dias (entre 25 e 50) no município;

- Redução maior que 20% no número de óbitos e casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), comparado à Semana Epidemiológica (SE) finalizada, em relação a duas semanas anteriores, no município da unidade;

Contudo, a Taxa de Transmissão Comunitária no município de Juína na última semana epidemiológica finalizada (10/10 a 16/10) está em 78,05% e o número de óbitos nas últimas três semanas foi de 1 caso por semana no município, de acordo com os dados disponíveis nos seguintes sites (https://www.juina.mt.gov.br/corona / https://www.saude.mt.gov.br/painelcovidmt2/)

Considerando estes dados, a Comissão deliberou pela necessidade de que o IFMT - Campus Juína, mantenha-se na fase 1, definida pelos documentos orientativos como:

FASE 1 - Atividades Não Presenciais: Contempla as atividades realizadas em sua totalidade de forma remota, por meio do Regime de Exercícios Domiciliares - RED; nesta fase em que não é possível o desenvolvimento de atividades presenciais, as aulas teóricas e práticas, atividades administrativas, pedagógicas, de extensão e de pesquisa serão desenvolvidas predominantemente em formato não presencial.

Salientamos que a Comissão continuará reunindo-se semanalmente para análise dos índices e planejamento das ações, vislumbrando a possibilidade da mudança de fase.

Juína, 22 de Outubro de 2021.

Portaria nº 130/2021, de 14 de outubro de 2021