WorkIF inclui oportunidades internacionais no IFMT

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 24 de Outubro de 2023 às 14:02

Como parte das programações da oitava edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso (WorkIF 2023), a Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI) realiza uma série de atividades relacionadas ao processo de internacionalização do IFMT.

Na manhã desta terça-feira (24), o workshop “Oportunidades Internacionais do IFMT em 2024” reuniu servidores, estudantes e intercambistas para dialogar sobre as ações do DSRI. O workshop aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

“Queremos proporcionar um momento para que nossa comunidade possa entender todas as oportunidades que existem e podem existir em 2024. Quem é elegível? O que é preciso fazer para conquistar uma oportunidade internacional? Queremos informar sobre tudo o que a área internacional disponibiliza, seja pelo centro de idiomas, acordos de cooperação, apoio a missões internacionais, trabalho dos embaixadores e embaixadores mirins, entre outros”, afirmou Sônia Regina Guimarães Fonseca, diretora de Relações Internacionais do IFMT. Ela destacou que a troca de experiência entre estudantes e intercambistas também é a tônica do evento.

Apenas em 2023 a DRSI intermediou a entrada de 20 intercambistas no IFMT vindos de mais de nove países. Além disso, mais de 40 servidores e 30 estudantes tiveram apoio institucional para missões internacionais.

“Foi um ano muito próspero no processo de internacionalização do IFMT. A começar com a missão a Portugal e Noruega que propiciou a nossos gestores a identificação de oportunidades para seus Campi e, a partir daí, iniciou-se um processo de negociações. A perspectiva para 2024 é a ampliação das ações”, enfatizou.

Algumas delas foram anunciadas pelo reitor do IFMT, Júlio Cesar dos Santos, durante a abertura do evento.

“Uma das nossas preocupações é gerar oportunidades de experiências internacionais para nossa comunidade, partindo do curso de idiomas e se estendendo até a incursão em oportunidades de intercâmbio em outras culturas e países. Para 2024, 22 estudantes participarão de atividades no Canadá. Nosso grande desafio para 2024 é buscar convênios com as instituições de Portugal, Espanha, França entre outras para oportunidades de dupla titulação. Ou seja, o estudante estudará parte do ensino no Brasil, e parte no exterior, conquistando um certificado válido para os dois países”.

Além do workshop “Oportunidades Internacionais do IFMT em 2024”, a DSRI também realiza no Centro de Eventos do Pantanal uma reunião com os embaixadores de Relações Internacionais dos Campi, reunião com os Embaixadores Mirins e Intercambistas, um workshop de Economia Criativa e a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com a AFS Intercultura Brasil e Rotary Club de Mato Grosso.

Reitor Julio Santos assina Acordo de Cooperação Técnica Internacional