I Feira Espanhola do IFMT Juína Proporcionou uma 'viagem cultural' por 17 países de língua espanhola

Publicado por: Campus Juína / 13 de Setembro de 2019 às 16:52

Na tarde da última quarta-feira os estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Juína realizaram a primeira edição da "Feria Española": diversidade da cultura e língua espanhola.

O projeto da feira foi uma proposta conjunta das professoras de Língua Espanhola, Lisdafne de Araújo Nascimento,  Ana Paula e Ângela Maria e teve como objetivo principal proporcionar um momento de contato com a Língua e a Cultura dos povos que falam o espanhol, de modo que os alunos puderam dimensionar a diversidade da Língua.

A professora Lisdafne comenta que durante a preparação foi ressaltada as múltiplas oportunidades que o conhecimento da Língua Espanhola proporciona, “Quando elaboramos a proposta priorizamos por trabalhar os sentidos, ou seja, uma tarde de cores, aromas, sabores, sons e texturas de "la hispanidad"”.

O projeto envolveu as 17 turmas de 1° ao 3° ano dos 3 cursos técnicos integrados ao ensino médio. A ação foi desenvolvida da seguinte forma: dos 21 países que falam oficialmente a Língua Espanhola foram sorteados 17, um país por turma. Assim, cada professora orientou suas respectivas turmas na elaboração das pesquisas sobre os países com ênfase nos aspectos sociais, linguísticos, gastronômicos, culturais e informações básicas da geografia,  política e economia.

Cada turma organizou a sala com a temática do país sorteado tendo exposição de dados, projeção de vídeos, declamação de poesias, apresentação de livros, musica, dança, vestimenta, degustação de comidas típicas e muito mais. Os estudantes se revezaram em momentos de exposição e visitação de modo que todos nossos alunos puderam expor seus trabalhos e fazer uma viagem aos países apresentados pelas demais turmas.

Lisdafne destaca o empenho e organização dos grupos, “os alunos se prepararam muito para realização da feira, desenvolvendo um excelente trabalho em equipe, uma vez que essa atividade constitui parte da avaliação bimestral”.

Além dos estudantes, a ação contou com a participação de professores e servidores que serviram como avaliadores, observando os trabalhos  e avaliando os pontos positivos e negativos, além da visitação do público externo.

O evento foi finalizado com apresentações culturais de algumas turmas no auditório do campus.