IFMT abre 24 vagas para Mestrado em Ensino - Turma 2024

Publicado por: Reitoria / 30 de Agosto de 2023 às 17:10

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), por meio do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn), em parceria com a Universidade de Cuiabá (UNIC), publica nesta quarta-feira (30/08) o edital 171/2023 referente ao processo seletivo para o preenchimento de 24 vagas do curso de Mestrado em Ensino na turma de 2024.

O requisito de participação neste processo seletivo é ter concluído o curso de graduação reconhecido no país até a data da matrícula, que ocorrerá de 19 a 23 de fevereiro de 2024. As inscrições serão realizadas no período de 05 de setembro a 08 de outubro de 2023, por meio do site https://seletivo.ifmt.edu.br/

Após o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição e o upload dos documentos exigidos, o(a) candidato(a) deverá imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). A solicitação de isenção da taxa de inscrição será possível de 05 a 09 de setembro de 2023, conforme informações detalhadas no item 4 do edital.

O processo seletivo dos candidatos se dará em duas fases: Fase I (Eliminatória e Classificatória), que consistirá na realização da Prova de Conhecimentos Específicos no dia 22 de outubro, e Fase II (Eliminatória e Classificatória), que compreenderá a Arguição do projeto de pesquisa no período de 18 a 20 de dezembro de 2023.

Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn)

O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) oferece o curso de Mestrado em Ensino através de uma ampla parceria entre o IFMT e a UNIC, com as seguintes linhas de pesquisa: Linha 1 - Ensino de Linguagens e seus Códigos; Linha 2 - Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar; Linha 3 - Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas Tecnologias.

O curso possui um itinerário formativo com disciplinas obrigatórias e complementares, exigindo a aprovação em disciplinas (22 créditos), no Exame de Qualificação, na Defesa da Dissertação e a comprovação de proficiência em Língua Estrangeira (inglês, francês ou espanhol) por meio de um certificado emitido por instituição oficial reconhecida pela comunidade acadêmica, dentro dos prazos estabelecidos no Regimento.

As atividades do PPGEn ocorrem quinzenalmente, podendo ser realizadas nas quintas, sextas e sábados, conforme o calendário previamente disponibilizado. Contudo, é importante ressaltar que, em caso de necessidade do programa, este cronograma poderá ser alterado.

O prazo de conclusão do curso é de vinte e quatro meses a partir da matrícula.

Para obter mais informações, como a distribuição de vagas por linhas de pesquisa, documentos necessários para a inscrição e a divulgação das diversas etapas do processo seletivo, acesse o edital 171/2023 no site https://seletivo.ifmt.edu.br/ .

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria do PPGEn através do email: ppgen.cba@ifmt.edu.br.