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IFMT Campus Juína promove projeto para Recuperação de Nascentes na região

Publicado por: Reitoria / 30 de Agosto de 2023 às 15:37


O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Juína, desenvolve um projeto de Agricultura Sintrópica com o objetivo de revitalizar as nascentes da região e transformar os conceitos tradicionais de agricultura e reflorestamento, tendo como meta aprimorar a recuperação das nascentes e a disponibilidade hídrica na cidade de Juína. 

O projeto se estende de 2022 a 2024 e faz parte do Programa de Recuperação de Nascentes do Córrego Passo Preto. A coordenação está a cargo de dois pesquisadores e educadores, o professor do IFMT Josemir Paiva Rocha e o professor da Rede Estadual de Ensino em Juína, Wagner Smerman. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Educação de Juína, Associação Nova Conquista de Juína e do Ministério Público de Mato Grosso.

Implementações Práticas


    Escola Municipal Paulo Freire

O sistema da Agricultura Sintrópica, desenvolvido pelo suíço Ernst Götsch, baseia-se na poda para melhorar o solo e permitir a entrada de luz solar, resultando em produção agrícola e manejo florestal. Essa abordagem se tornou a principal atividade ambiental na região noroeste do Mato Grosso, que além de produzir alimentos, contribui para a retenção de umidade e o renascimento de nascentes.

"Dentro do próprio campus do IFMT, o projeto tem apresentado resultados promissores. Uma área mais antiga floresceu naturalmente, com intervenções mínimas, criando um ecossistema florestal. Em uma segunda área, estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente estão focados no plantio de mudas nativas do Cerrado e da Amazônia, além de plantas anuais como banana e mandioca. Adotamos o sistema de consórcio, plantando as mudas nativas nas linhas e as culturas anuais, como café, mandioca, banana e milho, nas entrelinhas", explica o professor Josemir.

O projeto se estende à Escola Municipal Paulo Freire, adaptando-se ao ambiente urbano. Nesse contexto, um sistema semelhante ao do campus é implementado, combinando árvores e culturas anuais para fornecer alimentos para a merenda escolar.

O professor Wagner Smerman destaca que o programa é composto por três etapas fundamentais: pesquisa e mapeamento das nascentes, contato com os produtores locais para apresentação do projeto e a instalação e manutenção do viveiro no IFMT campus Juína e na Escola Municipal Paulo Freire para a produção de mudas e trabalhos nas nascentes.

Perspectivas Futuras e Importância do Programa

Pesquisas mostram que as nascentes fornecem 65% do fluxo de água no Rio Perdido durante a estação seca. O objetivo do programa é reduzir a escassez de água e minimizar enchentes, não apenas no Rio Perdido, mas em toda a região.

“A comunidade tem abraçado muito essa causa e tem recebido bem os projetos que desenvolvemos na bacia hidrográfica do Rio Perdido. Isso se deve à combinação de várias iniciativas, como a construção de barraginhas, a coleta de sementes, a manutenção de dois viveiros com mais de 20 mil mudas que são produzidas todos os anos, além do sistema de avaliação e mapeamento das nascentes”, relata, com orgulho, o professor Josemir.

Para Monica Teschi de Souza, estudante do curso Técnico em Meio Ambiente, esta é uma experiência gratificante. Ela relata que todo o trabalho não é fácil, mas ouvir as pessoas notarem as diferenças, retornar às primeiras nascentes que foram recuperadas e ver a água e a vegetação se recompondo traz, em suas palavras, “uma sensação de paz muito grande”.

Além do aprendizado que o programa proporciona, como as pesquisas e os artigos que são redigidos, Monica destaca a importância dos eventos em que participam, com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a preservação e recuperação de nascentes para os produtores rurais. 

Ela enfatiza que essa experiência contribuiu significativamente para seu percurso acadêmico no campo do meio ambiente. E menciona que isso lhe permitiu desenvolver empatia tanto pela população quanto pelo meio ambiente, estabelecer um contato mais próximo com a natureza e obter uma perspectiva renovada sobre a vida sustentável. 

"Não se trata de alcançar resultados imediatos, algo que às vezes não é tão valorizado pelas pessoas, mas sim de fazer parte de uma causa e trabalhar de forma gradual para assegurar água potável para as futuras gerações de Juína. Essa é uma missão indispensável que merece ser ampliada em toda a região", destaca Monica.

O estudante Willian Ferreira da Silva Neto conta que fazer parte do programa também lhe proporcionou a aquisição de experiência tanto para a formação técnica em Meio Ambiente quanto para o desenvolvimento pessoal em prol de um mundo melhor, além de representar um aprendizado que levará consigo ao longo da vida.

A participação no S.O.S Rio Perdido desempenhou um papel significativo no aumento de seus conhecimentos em áreas como o manejo de viveiros, o entendimento das particularidades de sementes e espécies de árvores. 

"Entender como o programa funciona e como acontece sua aplicação, é essencial, em principal aos habitantes do município de Juína que usufruem dos resultados, o programa não é apenas uma recuperação de nascentes degradadas, mas uma forma de educação ambiental a respeito de um recurso tão importante quanto se imagina", ressalta Willian.

Essa situação de escassez hídrica é um problema comum em grande parte dos municípios brasileiros. Portanto, é importante criar modelos, como o do IFMT campus Juína, que sejam eficientes, acessíveis e que produzam resultados tanto para a comunidade rural que vive nessas áreas, incluindo os produtores que habitam as regiões onde a maioria dessas nascentes está localizada.

O projeto também faz parte do Centro Vocacional Tecnológico Portal da Amazônia CVT Portal da Amazônia,  programa do IFMT que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento regional sustentável por meio da capacitação técnica e transferência de tecnologia a jovens, produtores(as) rurais e comunidades indígenas da região noroeste de Mato Grosso.

Para saber mais sobre o Programa de Recuperação de Nascentes do Córrego Passo Preto, assista o vídeo abaixo:

Detalhes adicionais podem ser encontrados nos perfis do Instagram @nascentespassopreto (https://www.instagram.com/nascentespassopreto/ ) e @cvt.juina (https://www.instagram.com/cvt.juina/ )

 

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