IFMT Juína participa de 'intercâmbio postal' através de projeto Cartas Federais desenvolvido pelo campus Fraiburgo do IFC

Publicado por: Campus Juína / 26 de Julho de 2019 às 17:25

O projeto “Cartas Federais” desenvolvido pelo professor Rodrigo Espinosa do Campus Fraiburgo do instituto federal Catarinense tem por objetivo incentivar a leitura e a escrita através de experiências autênticas vividas por estudantes da rede federal de regiões distintas do país.

A partir da troca de cartas, o estudo quer saber o que os alunos dos IFs pensam sobre a instituição, de acordo com o idealizador do projeto, professor Rodrigo “a iniciativa pretende buscar por padrões de preferências culturais, opiniões e interpretações sobre a realidade estudantil, formando assim uma imagem capaz de revelar aspectos da identidade nacional do IF”, destacou.

Na prática, o professor seleciona um estudante do ensino médio para que escreva uma carta para um colega de alguma das outras 643 unidades do instituto federal espalhadas pelo país, ao receber a carta, um professor da instituição destinatária deve escolher um aluno para responde-lá. De acordo com o coordenador, os estudantes devem contar sobre seu município de origem, como é viver em outra região do país mesmo sendo aluno da mesma instituição, Rodrigo destaca que é importante que cada aluno/professor responda as cartas, para que a pesquisa tenha efetividade.

O IFMT Juína recebeu a carta do aluno João Eduardo, do Campus Fraigurgo do IFC, no texto o estudante destaca as particularidades da sua cidade, conhecida como “terra da maça” e sua rotina enquanto estudante da rede federal, João cursa o 1° ano e considera “divertido” estudar na instituição, segundo ele a receptividade e interação com as outras turmas o faz “pensar fora da caixa para achar respostas”.

A estudante do curso técnico em meio ambiente Danielle Santana foi a escolhida para escrever a correspondência ao projeto “Cartas federais”, na carta a aluna ressalta os projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos no campus e descreve um pouco da rotina de um estudante do IFMT Juína, desde o fato ser um campus com vocação rural, de ter que “acordar mais cedo” a exigência quanto a vestimenta/uniforme por parte dos estudantes, bem como os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na instituição, na oportunidade ela cita o PIBID do curso superior em matemática.

O Diretor de ensino do Campus Juína professor Wagner Mendes avaliou de forma positiva a iniciativa do colega do Sul, “hoje em dia com o avanço da tecnologia escrever cartas, enviar correspondências, não faz mais parte do cotidiano das pessoas, certamente muitos estudantes nunca sequer enviaram ou receberam uma carta, o projeto além de promover esse intercambio postal entre os estudantes, estimula a leitura e a escrita, ficamos felizes em contribuir com a iniciativa”, comentou.