IFMT oferta 960 vagas de graduação à distância e prepara material pedagógico

Publicado por: Reitoria / 20 de Setembro de 2023 às 15:55

O Centro de Referência em Educação a Distância do Instituto Federal de Mato Grosso -- CREaD/IFMT, realizou nesta segunda-feira (18), uma reunião com os coordenadores de cursos da Universidade Aberta do Brasil – UAB para alinhar questões referentes ao Vestibular UAB/IFMT.

Juntos, os dois editais 172 e 173/2023 ofertam 960 oportunidades para cursos oferecidos na modalidade a distância de graduação em Pedagogia, Tecnologia em Sistemas para Internet, Matemática e Química. Os candidatos podem optar por se inscrever por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou mediante apresentação do histórico escolar.

“Os coordenadores puderam discutir detalhes sobre os critérios, prazos e demais diretrizes de ingresso nos processos seletivos, fortalecendo assim o compromisso do Instituto com a educação de qualidade e acessível a todos”, afirmou o coordenador do CREaD, professor Rothschild Antunes.

A elaboração de material pedagógico considerando as especificidades da educação a distância e o perfil dos alunos da UAB/IFMT também foi abordada durante a reunião.

A proposta visa a criação de material didático próprio e inédito para todos os cursos da UAB IFMT. A iniciativa visa garantir que os estudantes tenham acesso a conteúdos de alta qualidade atualizados e alinhados com as diretrizes e necessidades específicas dos cursos.

O coordenador do Núcleo de Educação a Distância - NEaD do campus Cuiabá – Octayde, prof. Me. Pedro Clarindo da Silva Neto salientou a importância do material ser desenvolvido para contemplar as especificidades da EaD e o perfil dos alunos.

"Essa iniciativa tem tudo para marcar uma nova fase de expansão e consolidação da educação a distância de Mato Grosso. Estamos trabalhando para oferecer um material didático que seja não apenas informativo, mas também engajador e que facilite a aprendizagem autônoma dos nossos estudantes," afirmou.

Inicialmente, os coordenadores farão os levantamentos junto com as equipes pedagógicas de cada curso EaD da UAB para, em um prazo de 30 dias, apresentar ao CREaD as demandas referentes ao material a ser desenvolvido. Posteriormente será formada uma equipe de servidores para a produção desse conteúdo “customizado”.

“A gente verifica que os outros materiais de bibliotecas virtuais ou de estruturas como o repositório da CAPES estão atendendo em algumas situações, mas muitos [materiais] realmente não conseguem abranger a completude de algumas disciplinas. Queremos entregar algo com a cara do IFMT, com características nossas e dos nossos alunos, tentando atender as realidades das nossas regiões”.

Os ganhos institucionais também foram apontados pelos docentes com a publicação desses conteúdos, que somam positivamente nos processos de avaliação a que são submetidos os cursos ofertados pelo IFMT.

“É um trabalho inédito, muito importante sob o aspecto institucional, porque buscaremos em nossos quadros servidores que sejam autores desses materiais. Dessa forma conseguimos também elevar a quantidade de publicações. Temos muito material que é criado, mas nem sempre é formalizado. E isso é importante para as avaliações de cursos”.

Seleção pelo Enem

Edital 173/2023 - Cursos de Graduação na Modalidade a Distância da Universidade Aberta do Brasil - UAB/IFMT

As inscrições estarão abertas no período de 25 de setembro a 25 de outubro de 2023, com ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2024.

Para se candidatar é necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula, apresentar as informações exigidas no edital e ter realizado pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem dos anos de 2011 a 2022.

Neste processo seletivo, serão ofertadas 676 vagas para os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia em Sistemas para Internet, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química.

Os cursos estão distribuídos nos polos da UAB de Água Boa, Alto Araguaia, Arenápolis, Aripuanã, Barra do Bugres, Campo Verde, Cuiabá, Jauru, Juara, Juína, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Santo Antônio do Descoberto, São Félix do Araguaia e Sapezal.

Seleção por Histórico Escolar

Edital 172/2023 - seleção por Histórico Escolar para cursos de graduação na modalidade a distância - UAB/IFMT

As inscrições estarão abertas no período de 27 de setembro a 25 de outubro, com ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2024.

Para se candidatar é necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula e apresentar as informações exigidas no edital, enviando, no ato da inscrição, todos os documentos.

Neste processo seletivo, serão ofertadas 284 vagas para os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia em Sistemas para Internet, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química.

Os polos ofertantes são: Água Boa, Alto Araguaia, Arenápolis, Aripuanã, Barra do Bugres, Campo Verde, Cuiabá, Jauru, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Santo Antônio do Descoberto, São Félix do Araguaia, Sapezal e Sorriso.

As inscrições devem ser realizadas no Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFMT, disponível no site https://seletivo.ifmt.edu.br/. Após preencher a inscrição e anexar os documentos, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 50,00.

Solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição: de 27 de setembro a 25 de outubro de 2023.

A matrícula dos aprovados será realizada presencialmente no período de 20 a 24 de janeiro de 2024.

Marcadores: ifmt_1 uab_1 cread