Nota de esclarecimento - 'Trote' calouros IFMT 2021

Publicado por: Campus Juína / 23 de Março de 2021 às 17:31

A Direção-Geral do IFMT Campus Juína se sente no dever de vir a público esclarecer sobre a formação de grupos de WhatsApp por alunos dos 3º anos para aplicação de trotes aos calouros desta instituição. Em fevereiro, quando surgiram os
primeiros relatos da criação de grupos de WhatsApp, com a finalidade de fazer trote e que alguns alunos se mostraram contrariados com isso, e informaram esse descontentamento à Coordenação do Curso, dessa forma, a coordenação registrou esses fatos na Comissão de combate a intimidação sistemática (Bullying) do IFMT, entrou em contato com a aluna caloura que manifestou o descontentamento e orientou que aluna assim como os demais calouros saíssem desses grupos, pois não eram obrigados a participar de uma brincadeira a qual não estavam de acordo.

No dia 17/03 alunos veteranos entraram em contato com a direção de ensino para buscar autorização, dessa forma foi acordado naquela ocasião que os alunos iniciantes poderiam, de espontânea vontade, exibir em seu perfil uma foto dele (a)
atual ou identidade a qual estaria escrito “Calouro IFMT 2021 ou Calouro 2021 IFMT”. Sendo assim, qualquer texto ou frase diferente dessa não teve autorização da Instituição para ser usada como “trote”.

Esclarecemos que o IFMT Campus Juína repudia veementemente a formação de grupos de WhatsApp com objetivo de depreciar, enviar mensagens intrusivas de intimidação, enviar ou adulterar fotos e dados pessoais que resultem em sofrimento ou com o intuito de criar meios de constrangimento psicossocial de nossos alunos.

Por fim, reiteramos nosso compromisso com o bem estar de nossos alunos, ofertando educação pública de qualidade pautada nos valores “educar para a vida e para o trabalho”.

João Aparecido Ortiz de França
Diretor-Geral do IFMT - Campus Juína

Juína, 23 de março de 2021.