NOTA OFICIAL: sobre o movimento grevista e suspensão do calendário letivo

Publicado por: Campus Juína / 26 de Abril de 2024 às 17:32

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Juína, dirige-se à comunidade acadêmica e ao público em geral para informar sobre o início do movimento de greve, deflagrada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, Seção Mato Grosso (Sinasefe/MT), no campus Juína, a partir do dia 1° de maio de 2024.

Reconhecemos o atual movimento de greve nacional, liderado pelo SINASEFE e demais entidades sindicais participantes, como parte integrante do processo democrático para a busca por melhores condições de trabalho e valorização profissional dos servidores da educação.

Parte das demandas apresentadas fazem parte do relatório “Estudos Subsidiários ao Aprimoramento do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administra1vos em Educação (PCCTAE)”, realizado por um Grupo de Trabalho composto por membros dos Ministérios da Educação (MEC) e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e Comissão Nacional de Supervisão (CNS). Valorizamos as pautas defendidas pelas categorias dos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e dos Professores de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), que refletem a necessidade de uma reestruturação justa das carreiras.

Reconhecemos que o investimento na educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada, praticada nos Institutos Federais, passa pela valorização dos servidores envolvidos neste processo.

A gestão do campus Juína está comprometida em buscar soluções que permitam a existência de um canal de diálogo aberto e construtivo com o Comando de Greve do SINASEFE, de forma a garantir as condições mínimas para atendimento do princípio da continuidade dos serviços públicos, por meio da definição das atividades essenciais ou inadiáveis, minimizando os impactos aos estudantes e à comunidade e por outro lado, respeitando também o direito de greve estabelecido na Constituição Federal.

Durante o período de greve o calendário acadêmico do campus estará suspenso, mas com o retorno das atividades serão empreendidos esforços para sua regularização, de forma mais breve possível. Para garantir a transparência e o acesso a informações confiáveis, todas as comunicações oficiais estarão disponíveis na página: https://jna.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/greve-2024/

Juína, 26 de abril de 2024.

• Nota oficial 01

• PORTARIA 78/2024 - Suspensão do calendário acadêmico