Oficina de Graffiti marca encerramento da mostra "Olhares Reinventados" do IFMT Juína.

Publicado por: Campus Juína / 10 de Dezembro de 2015 às 17:14

Entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro aconteceu na casa da cultura do município de Juína a mostra “Olhares Reinventados”, organizada pelo coletivo Grafite Rural, composto por alunos do IFMT Campus Juína. A ação é fruto dos trabalhos do projeto de extensão “Intervenção Rural”, coordenado pela professora Claudyanne Almeida e financiado pela PROPES (Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação) comandada pelo pró-reitor Antônio Carlos Vilanova.
Os trabalhos da mostra foram encerrados com uma Oficina de Graffiti, que aconteceu no final da tarde de domingo (06/12) no centro de eventos municipal. A oficina teve o objetivo de ensinar na prática os participantes a fazerem o Graffiti através da técnica de uso de Stencil, na oportunidade os alunos aprenderam todas as fazes do processo, desde a criação da “forma” stencil, até o grafitti no muro. A Prefeitura Municipal através da secretaria de educação e cultura “cedeu” os muros do centro de eventos para que o grupo fizesse o “grafitaço”.

Vários alunos participaram do “grafitaço” , tanto do Coletivo Grafite Rural do IFMT campus Juína, quanto de outras escolas, e até interessados sem vinculação à instituições. As imagens abordam diversos temas sociais como: liberdade; consumismo; invisibilidade social; identidade negra presente no Brasil; questiona padrões de beleza; respeito à diversidade de famílias e luta LGBT; bandeiras feministas; divulgação do patrimônio cultural da região.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Claudyanne Almeida “a ideia de grafitar os muros do Centro de Eventos, surgiu com objetivo de sensibilizar olhares, de “reinventar o olhar” sobre diversos temas sociais, tanto dos alunos, quanto dos habitantes da cidade, que agora na passagem olharão o muro diferente. Partimos do conceito de Intervenção Urbana, que busca, por meio de processos estéticos colaborativos, o exercício do senso crítico e levantar questões políticas, sociais ou culturais, com uso da arte”.

O Coletivo Grafite Rural espera que “tanto em Juína, como nas outras partes do mundo, o graffiti cumpra sua função social o mais potencial possível, que o graffiti humanize e transforme o espaço urbano. Embeleze, ao mesmo tempo em que defronte a cidade e suas contradições”.

Graffiti é cor, linguagem, textura, arte, intervenção, protesto, provocação. Que dê vida ao que não tinha nem cor...