Planetário do IFMT é destaque no aniversário de Juína

Publicado por: Campus Juína / 10 de Maio de 2017 às 09:21

Uma parceria realizada entre o departamento de cultura e o IFMT Juína possibilitou que a estrutura do recém-adquirido planetário do campus fosse montada para visitação do público durante as comemorações do 35° aniversário de Juína.

Cerca de 400 pessoas visitaram o planetário, que ficou durante toda a tarde e parte da noite instalado na quadra externa do ginásio de esportes. Após a visita o estudante Diego Brooks comentou como foi a experiência, “muito bacana, a gente consegue entender um pouco sobre a distancia dos planetas, a velocidade da luz, os vídeos apresentados são bem interativos”.

O planetário conta com uma estrutura inflável, ar-condicionado, projetor especial que transmite vídeos educativos sobre planetas e sistema solar, além de aplicativos que permitem a transmissão do céu em tempo real na data desejada.

Cada sessão dentro do planetário dura em torno de 15 minutos, onde são apresentados dois vídeos, o primeiro é introdutório, uma montanha-russa virtual mostra aos telespectadores como funciona a projeção dentro do “Full Dome”, a imagem é projetada de forma côncava em ambiente escuro o que permite a sensação de imersão e realidade, já o segundo vídeo é explicativo, mostrando aos participantes de forma interativa as noções de espaço e distância do universo, galáxias e constelações. A sensação é de que está de fato dentro de um observatório espacial.

O diretor do IFMT campus Juína, professor João França ficou surpreso com o grande número de pessoas que foram até o local interessadas em conhecer a estrutura e avaliou a participação como “bastante positiva, nós temos a necessidade de integrar a instituição de ensino com a sociedade Juinense e com certeza essa ação em conjunto com o departamento de cultura foi muito importante para fortalecer essa interação”.