Jogos preparam para a vida, avaliam professores e estudantes

Publicado por: Campus Cuiabá / 23 de Agosto de 2023 às 15:58

Professores e estudantes que participam da oitava edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso - JIFMT em Pontes e Lacerda falam do evento como atividade de formação humana no segundo dia das competições, que reúnem mais de 1.200 estudantes atletas e cerca de 150 servidores dos 19 campi, que atuam no acompanhamento das equipes e nas diversas atividades de organização.

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular – traz a Educação Física como componente curricular da área do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias, ao entender que “A Educação Física […] tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história.”

Para a professora de Tangará da Serra, Aline Braga, o JIF é essencial para a formação humana. “O estudante precisa se formar academicamente mas também pelas vias das contradições que vai enfrentar no cotidiano. Eu acredito que esse evento traz essas contradições de uma forma mais leve o que prepara o aluno ao vivenciar diferentes formas de convívio social, com vitórias e derrotas”, afirmou Aline.

Da mesma forma pensa a estudante de Guarantã do Norte, Nicole Borges. “Aqui tenho a oportunidade de conhecer outras jovens da minha idade e aprender com elas a dar importância ao esporte. A gente entende que perder é natural e toca pra frente, tenta melhorar na próxima vez”, disse Nicole, que cursa Técnico em Agropecuária e participa das competições de futsal.

Já o estudante do Campus São Vicente, Carlos Eduardo, que mora em Chapada dos Guimarães, reforça o valor da cooperação, da amizade e de não sucumbir ao erro. “A gente aprende muito aqui. Ganhar, perder, saber quem são os verdadeiros amigos. A gente descobre que erra e que precisa corrigir o erro pra não fazer de novo. Tudo isso vou levar pra vida”.

Outro que afirmou o caráter pedagógico na essência do JIFMT foi Fábio Ramirez, do Campus Sorriso. “Com o esporte temos a chance de reproduzir situações reais da vida como a emoção de vencer, a frustração da derrota, a elaboração de estratégias, a convivência em grupo, a percepção de culturas diferentes já que há a integração entre estudantes de diferentes origens. É um momento único para todos que conseguem participar e ter vivências que em outro momento não ocorreriam”, ressalta.

De acordo com o professor Rogério Almeida, do Campus Cuiabá Bela Vista, a prática esportiva contribui para o desenvolvimento físico e cognitivo, aumenta a consciência corporal, a concentração, gerando um melhor desempenho em todas as disciplinas. E ainda, educa para várias possibilidades.

“O fato desses alunos subirem num ônibus já é uma vitória para cada um que superou etapas para estar aqui. Que cresceu muito como ser humano. E cada jogo é uma oportunidade de aprender com as dificuldades, de perceber a outra equipe e de fazer o seu melhor. Isso vai formando o aluno como cidadão para os desafios naturais da vida”, salienta Rogério.

O diretor Geral do Campus Bela Vista, professor Jairo Luiz, entende que o JIF é um evento completo, pois ao participar de uma ou mais modalidades esportivas, os jovens desenvolvem competências técnicas e habilidades emocionais e cognitivas  essenciais para a formação integral. Principalmente nas atividades esportivas em grupo, aprendem a se relacionar de forma mais positiva, melhoram a capacidade de leitura e de resolução de cálculos, além de aprimorarem a memória e a tomada de decisões.

“Os estudantes vão superando as dificuldades e desenvolvendo persistência. Vão entendendo que é importante ter um objetivo na vida, se planejar melhor, ter persistência, treinar mais para alcançar os objetivos. Isso é importante pra formação do estudante cidadão que sai deste processo de formação e, consequentemente, a função primordial do IFMT na sociedade”, finalizou.