início do conteúdo

Reitor do IFMT integra a nova diretoria do Conif

Publicado por: Reitoria / 5 de Dezembro de 2019 às 12:46

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Willian Silva de Paula, integra a nova diretoria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) como vice-presidente de Relações Institucionais. A eleição da nova diretoria ocorreu nesta quarta-feira (04/12), sendo eleito o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Jose Pela, como presidente, durante a 102ª Reunião Ordinária que foi encerrada hoje (05/12), em Brasília.

O reitor do IFMT destacou que a eleição foi muito promissora, com participação de todos os reitores e reitoras. “Pela primeira vez tivemos duas reitoras na chapa e também pela primeira vez tivemos unanimidade na aceitação da chapa. Isso é um avanço para o Conif. Cada vez mais participativo e  democrático. Foi um momento ímpar também na história dessa instituição”, pontuou Willian de Paula.

Com relação à função que exercerá na nova diretoria, Willian de Paula ressaltou que é poder contribuir para que cada vez mais a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica se fortaleça dentro do país e também fora dele, buscando parcerias.

“Quando se trata das relações institucionais, o trabalho será no mesmo ritmo que tem sido impresso no estado de Mato Grosso. Esse diálogo é muito importante com as instituições. As aproximações e as parcerias precisam ser cada vez mais solidificadas e principalmente fazer com que essas instituições sejam parceiras e acreditem cada vez mais no trabalho e no potencial dessa Rede”, disse Willian.

O reitor do IFMT salientou que nessa nova função se aproximará das instituições que defendem a educação pública e o servidor público. “Vai ser uma oportunidade muito grande para Mato Grosso contribuir, através da minha pessoa, para o crescimento dessa Rede e com o trabalho que ela vem desenvolvendo nas outras gestões e a nossa dará continuidade”, finalizou Willian de Paula.

Sobre o novo presidente

Jadir foi diretor-geral da Escola Técnica Federal do Espírito Santo (ETFES) e do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefet-ES). Como presidente do Conselho dos Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica do Brasil (Concefet) – colegiado que, juntamente com outros conselhos, deu origem ao Conif –, ele coordenou, como reitor pró-tempore, a transformação do Cefet-ES em Ifes.

Ao expor o Plano de Ação, o dirigente ressaltou que a próxima gestão terá como base a continuidade do trabalho que já vem sendo realizado pela atual Diretoria Executiva e apresentou o projeto “Governança Conif 2020”. “O documento foi elaborado depois de observarmos as exposições do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (DDR), e também dos coordenadores das Câmaras e Fóruns do Conselho, ambos ocorridos nessa terça-feira, 3/12. Assim, alinhamos as informações compartilhadas com a realidade deste colegiado”, explicou.

Segundo o futuro presidente, o projeto é baseado em três premissas: desafios, propostas e pontos de atenção. Jadir destacou que o colegiado tem pela frente o exercício de uma gestão focada em pautas que precisam ser elencadas em termos de prioridade e que pretende instituir um sistema que permita ao Pleno o acompanhamento on-line das ações e encaminhamentos. “Vamos nos dedicar às questões orçamentárias, de pessoal e de articulação política. Já definimos normas e regulamentos prioritários. Vamos pensar em governança e no futuro”, afirmou.

Sobre a nova diretoria

Eleita por unanimidade, a Diretoria tomará posse em fevereiro de 2020 e será composta ainda pelo reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Henrique Gomes de Lima, como vice-presidente Administrativo; pela reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos; pela reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, como vice-presidente de Relações Parlamentares, e pelo reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Willian Silva de Paula, como vice-presidente de Relações Institucionais. Pela primeira vez, a Diretoria do Conselho terá duas mulheres em sua composição.

Eleição Diretoria 2020

A comissão eleitoral foi presidida pelo reitor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Charles Okama de Souza, e teve como membros a reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Carla Comerlato Jardim, e o secretário executivo do Conif, Alexandre Bahia. 

Na ocasião, também foi escolhida a nova composição do Conselho Fiscal do Conif. Serão membros titulares os reitores dos Institutos Federais Baiano (IF Baiano), Aécio José Araújo Passos Duarte; do Paraná (IFPR), Odacir Antonio Zanatta; e de Roraima (IFRR), Sandra Mara Botelho. Os membros suplentes serão os reitores dos Institutos Federais do Pará (IFPA), Claudio Alex Jorge da Rocha; do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck; e de São Paulo (IFSP), Eduardo Antônio Modena.

 

Juliana Michaela -Ascom/Reitoria/IFMT com informações
de Bárbara Bomfim - Assessoria de Comunicação/Conif

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Juína

Linha J, s/n - CEP: 78320-000

Telefone: (66) 3566-7300

Juína/MT