Reunião para discutir a execução do Projeto EJA EPT Integrado aconteceu nesta terça-feira (08) na Reitoria do IFMT

Publicado por: Reitoria / 9 de Fevereiro de 2022 às 09:27

Nesta terça-feira, 08 de fevereiro, pela manhã, ocorreu uma reunião na Reitoria do IFMT com a Coordenadora Geral de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Raphaella Rosinha Cantarino; a Pró-Reitora de Ensino do IFMT, Luciana Klamt; a Coordenadora Geral do Programa EJA/EPT no IFMT, Laura Caroline Aoyama e parte da equipe de execução do projeto no IFMT, para apresentar o planejamento das ações do Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional - EJA Integrado para o ano de 2022.

A Coordenadora Geral do Programa EJA/EPT no IFMT, Laura Caroline Aoyama, conta que foi apresentado para a Coordenadora, Raphaella Cantarino, como se derá a oferta do projeto dentro do IFMT em 2022 e quais serão as ações feitas pelas coordenações técnicas. "A Raphaella nos informou que agora que o programa está institucionalizado haverá a proposição de um edital para novas ofertas", destaca.

A Pró-Reitora de Ensino do IFMT, Luciana Klamt, ressalta que tudo isso está acontecendo para cumprir a meta dez do Plano Nacional de Educação. A meta indica que 25% das matrículas das redes públicas sejam ofertadas para educação de jovens e adultos.

Ela acrescenta,"contamos com a parceria da Seduc (Secretaria de Educação do estado de Mato Grosso) porque diversos cursistas inscritos neste curso são servidores das escolas estaduais do Mato Grosso e temos também funcionários das escolas municipais", explica.

Luciana Klamt explicou que na reunião também participaram: a professora Suzana Aparecida da Silva, como a coordenadora de permanência e êxito do programa;  Dagner Raffael, como coordenador administrativo; professor Leonam Nunes representando os coordenadores de oferta do programa e o professor Jefferson Moura, coordenador de pesquisa.

Aula inaugural do Curso de Formação de Professores do Projeto EJA EPT Integrado

Klamt acrescentou ainda que Proen juntamente com o Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD) e o Campus Avançado Sinop, estão ofertando o Curso Formação de Professores em Educação de Jovens e Adultos Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. E receberam na segunda-feira, dia 07 de fevereiro, para a aula inaugural a professora Raphaella Rosinha Cantarino.

O curso possui 563 estudantes inscritos, com 160 horas/aula, na modalidade a distância que ofertará um ensino relacionado a educação de jovens e adultos, e também educação integrada.