Visita Técnica em Chapada dos Guimarães proporciona vivência prática a acadêmicos de Ciências Biológicas do IFMT Juína

Publicado por: Campus Juína / 23 de Maio de 2022 às 16:35

Nos dias 6 a 9 de maio, os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMT/campus Juína e alunos da Escola Municipal Paulo Freire participaram de uma visita técnica à Chapada dos Guimarães.

No dia 07 de maio (sábado), a programação incluiu visita ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com percurso nas trilhas das seis cachoeiras do parque e visita ao Museu de Sant’Ana, vinculado ao santuário de Sant’Ana.

Durante o dia 08 (domingo), o grupo dedicou-se a conhecer o “Circuito das cavernas Aroe Jari” a 46 km da cidade de Chapada dos Guimarães, na área da Fazenda Água Fria, que apresenta como o principal atrativo a maior caverna de arenito do país e da América do Sul – Aroe Jari. Nessa atividade discentes e professores foram guiados por cinco guias turísticos locais e puderam explorar a fitofisionomia marcante do local, com paisagens deslumbrantes, bem como, conhecer a história, lendas e mitos que cercam a região. A visita foi finalizada com a vista do pôr do sol no Mirante do Centro Geodésico.

A realização dessa visita técnica foi um acontecimento muito esperado pelos alunos e professores envolvidos (Gislayne Alves Oliveira, Josemir Paiva Rocha, Lila Vianna Teixeira, Matias de Jesus Santos, Wagner Smermam) e concretizou-se como uma oportunidade enriquecedora do processo de ensino aprendizagem, tendo em vista que contribuiu para consolidar através da vivência prática os conhecimentos adquiridos de forma teórica no ambiente escolar.