IFMT Juína recebe mutirão com foco no alistamento eleitoral de jovens

Publicado por: Campus Juína / 14 de Março de 2024 às 12:37

Com o objetivo de promover a participação política de jovens eleitores e eleitoras, a 35ª Zona Eleitoral realizou um mutirão no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Juína, no último dia 07 de março. Na ocasião, foram atendidas 107 pessoas, que utilizaram diversos serviços, dentre os quais, o alistamento (confecção do 1º título), que foi o foco da atividade.

A iniciativa foi coordenada pelo juiz da 35ª Zona Eleitoral, Vagner Dupim Dias, em acolhimento às diretrizes da Coordenadoria Regional Eleitoral (CRE-MT), que trata da necessidade de novos esforços visando à elevação do índice do cadastramento biométrico nas Zonas Eleitorais e à promoção da participação política de jovens eleitores e eleitoras. Além do alistamento, foram realizados serviços de transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados, cadastro da biometria, regularização de título cancelado, emissão de certidões e guias de multas eleitorais, entre outros.

O evento contou com o apoio do diretor do IFMT, professor mestre João Aparecido Ortiz de França, que disponibilizou toda rede lógica e espaço físico adequados.

A biometria

Em Mato Grosso, a coleta biométrica já é realidade em todos os municípios. Atualmente, do total de2.506.028 do eleitorado no estado, 2.078.957 milhões de pessoas estão biometricamente cadastradas, representando 82,96%. No entanto, ainda há 427.071 mil eleitores e eleitoras que não realizaram a coleta biométrica. No caso do município de Juína, do total de 34 mil eleitores e eleitoras, 60,53% (ou 20.582) já cadastraram a biometria.

Importância do voto jovem

O número de jovens com 16 anos de idade em Mato Grosso é de 54.182, de acordo com os dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir desta idade, o voto não é obrigatório, mas já pode ser exercido. Apesar disso, apenas 9,98% dos e das jovens fizeram o título eleitoral, ou seja, 5.408, conforme dados da Justiça Eleitoral. Isso significa que 90% das pessoas com essa idade ainda não se alistaram.

Já o total de pessoas com 17 anos de idade no estado é de 55.600 e, destas, 15.242 (27,41%) já possuem o título de eleitor. O alistamento eleitoral pode ser feito por todos e todas que completam 16 anos ou que vão completar até o dia da eleição que, neste ano, será em 06 de outubro. Inclusive, neste caso, o(a) jovem que se alistar já poderá votar.

Entre o eleitorado de 18 a 20 anos de idade, faixa etária em que o voto passa a ser obrigatório, 69% têm o título, o que corresponde a 112.393 pessoas do total de 162.896, também de acordo com dados do IBGE e da Justiça Eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) tem intensificado ações para conscientizar jovens sobre a importância de participar do processo eleitoral. Uma delas é o programa Voto Consciente, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT), que conta com palestras, ações de alistamento jovem nas escolas, eleições parametrizadas em escolas e visitas guiadas ao TRE-MT.

Nessas visitas, estudantes conhecem a estrutura da Justiça Eleitoral, como o depósito de urnas e o funcionamento delas, o Memorial, que conta a história das eleições e também participam de votação simulada. As atividades se estendem ao interior do estado, como é o caso desta iniciativa de Juína.

Assessoria Jornalista/ Nara Assis