XI Áfricas e o III Seminário de Direitos Humanos e Movimentos Sociais
Começa amanhã o XI Áfricas e o III Seminário de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, no campus Cuiabá Cel. Octayde, com o objetivo de promover a reflexão e trocas de conhecimentos acerca da cultura Afro-brasileira e Ameríndia. O evento ocorrerá no dias 09, 10 e 11, com enfoque em temas contemporâneos como pluralidade cultural, migração, uso da terra, direitos humanos, violência, feminicídio e movimentos sociais.
Organizado por educadores da disciplina das Áreas de Ciências Humanas, Sociais, Artes e Linguagens do Campus Cuiabá Octayde, em parceria com a comunidade escolar, o evento apresentará as vivências dos educadores e se propõe a refletir sobre as práticas educativas implementadas nas atividades acadêmicas.
Outro objetivo do Áfricas e do Seminário de Direitos Humanos é contribuir para ampliar o entendimento acerca de pluralidade cultural, diversidade, direitos humanos, democracia, cidadania, garantias, justiça e movimentos sociais, que reúnem as características dos variados grupos étnicos e sociais que compõe a comunidade escolar e a sociedade como um todo.
O evento ocorrerá de forma virtual, por meio de mesas redondas, minicursos, roda de conversa, exposição e sarau onde serão evidenciados aspectos diversos de grupos sociais, relações étnico-raciais, história, cultura, política, saberes e práticas sociais oriundas da ancestralidade indígena e africana.