Curso técnico em meio ambiente

Denominação do curso: Curso técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio

Turno: Integral

Duração: 3 anos

Ingresso: Processo de Seleção

Carga horaria: 3.980 (três mil novecentos e oitenta)

Alunos matriculados: 178

Coordenador: Josemir Paiva Rocha – Portaria IFMT no 340, de 1o de março de 2021.
e-mail: josemir.paiva@ifmt.edu.br
Telefone: (66) 3566 7327
Horário de funcionamento e atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 07h às
17h30min.

Descrição:

Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reúso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos. Áreas de atuação: Instituições públicas e privadas, além do terceiro setor; Estações de tratamento de resíduos; Unidades de conservação ambiental.

Título/Grau conferido: Técnico(a) em Meio Ambiente

O Técnico em Meio Ambiente atua nas seguintes áreas:

Prestação de serviços (como profissional autônomo ou por meio de sua própria empresa);
Educação ambiental (empresas, órgãos públicos, unidades de conservação etc);
Gestão ambiental:Ecoturismo (parques e reservas);
Unidades de conservação (parques e reservas);
Gestão de resíduos sólidos – coleta seletiva.
Diagnóstico ambiental (meios físico, biótico e atrópico);
Tratamento de águas de abastecimento;
Recuperação de áreas degradadas:Diagnóstico;
Controle da poluição;
Produção e plantio e mudas.
Controle de poluição:Controle da poluição do ar;
Controle da poluição da água (tratamento de águas residuárias domésticas ou industriais);
Controle da poluição do solo.
Empresas e órgãos públicos.