Durante os dias 25, 26 e 27 de setembro, o IFMT- Campus Juína promoveu o I encontro de cultura surdas e LIBRAS, a data da realização do evento coincidiu com a comemoração do dia nacional do surdo, comemorado no dia 26 de setembro.
Com a temática “LIBRAS e Educação Inclusiva: Reflexões sobre o Sujeito Surdo”, o evento contou com palestras ministradas na língua brasileira de sinais, minicursos, oficinas e grupos de trabalho, apresentações culturais, além de apresentações orais, expostas por participantes previamente inscritos.
Durante a programação do evento aconteceu também o 1º Concurso Cultural “Cultura Surda: a arte expressa pelas mãos”, no qual os participantes deveriam desenhar algo que representasse a cultura surda e teve por objetivo incentivar o desenvolvimento de habilidades artísticas dos surdos e ouvintes, buscando estimular a sensibilização.
O intérprete de Libras do IFMT, Fernando Luiz Almeida, destacou que “foi um evento inédito para a região noroeste de Mato Grosso, a proposta inicial do projeto era realizar o evento totalmente em Libras, diferente do que normalmente acontece, geralmente se faz em português e traduz em Libras e o grande diferencial é que quase todo evento foi feito na língua de sinais e traduzido para o português”, Fernando acrescenta ainda que a metodologia adotada “fez com que os surdos participantes se sentissem incluídos e permitiu aos outros participantes conhecer e se aproximar mais da cultura surda”.
O encontro contou com aproximadamente 350 inscritos, o que surpreendeu de forma positiva a organização. Foram convidados três palestrantes surdos para participar do evento e compartilhar experiências sobre as dificuldades e possibilidades da pessoa surda.
IFMT - Campus Juína/ Luiz Pereira da Costa Júnior