Atletas do projeto #Agrojiujitsu do IFMT Juína brilham no Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo

Publicado por: Campus Juína / 24 de Abril de 2023 às 17:39

O Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo de Mato Grosso, realizado no último domingo (23), no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá contou com a presença de mais de 1.100 atletas inscritos e 70 equipes. Entre os participantes estavam nove alunos do projeto de extensão #agrojiujitsu, desenvolvido pelo IFMT e coordenado pelo professor Joalisson Alcântara.

O IFMT foi responsável por financiar as despesas de deslocamento. Os alunos fazem parte do projeto desde 2022 e conquistaram posições de destaque, trazendo 5 medalhas para Juína. O desempenho dos atletas mostrou o impacto positivo do #agrojiujitsu na vida dos estudantes e da comunidade local.

Elton, 17 anos, estudante do Ensino Médio, levou para casa a medalha de bronze na categoria adulto, faixa branca, pesado. Tiago Bastiani, 18 anos, aluno do Ensino Superior, conquistou a medalha de prata na categoria adulto, faixa branca, peso galo. Sthefane, 23 anos, aluna do Ensino Superior, obteve a medalha de prata na categoria adulto, faixa branca, absoluto, e a medalha de bronze na categoria adulto, faixa branca, peso médio. Por fim, Dayane, 15 anos, discente do Ensino Médio, conquistou a medalha de prata na categoria Juvenil, faixa branca, pesadíssimo.

O Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo de Mato Grosso também serviu como seletiva para o Brasileiro de Jiu-Jitsu da CBJJE, que acontecerá em junho, em São Paulo. Com o desempenho de sucesso dos alunos do projeto #agrojiujitsu, a expectativa é de que eles possam continuar a brilhar e representar o IFMT e o estado de Mato Grosso no cenário nacional.

O coordenador do #agrojiujitsu também foi responsável por acompanhar a deleção de Juína no evento e destacou a importância da atividade. "É um exemplo de como o esporte pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e social dos jovens, promovendo habilidades como disciplina, trabalho em equipe e superação de desafios".

Com o apoio do IFMT e do professor Joalisson Alcântara, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades no Jiu-Jitsu e, ao mesmo tempo, se destacar no âmbito acadêmico e pessoal. A metodologia utilizada nas aulas de Jiu jitsu no projeto desenvolvido no IFMT é a SZT - SOUTH ZONE TEAM, de uma academia paraibana localizada em João Pessoa.