Espaços Markers trazem oficinas e desafios para visitantes do 8o WorkiF

Publicado por: Campus Rondonópolis / 26 de Outubro de 2023 às 15:20

No centro da 8a edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (WorkIF), os Laboratórios Markers estão atraindo a atenção dos estudantes que estão participando do evento. Através de impressoras e canetas 3D, ideias estão se tornando realidade e demonstrando que o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) é um dos maiores pólos de tecnologia e inovação do Estado.

Durante os três dias de evento, os laboratórios Maker dos Campi de Cuiabá - Octayde, Campo Novo dos Parecis e Rondonópolis estão apresentando aos mais de 7 mil participantes do WorkIF, todas as produções de materiais didáticos em 3D construídos nos Campi para a melhoria do Ensino, através da Pesquisa e Extensão.

No Campus Cuiabá Octayde, o acadêmico de Engenharia da Computação e monitor do FabLab, Leonardo Antunes, contou, com orgulho, como o espaço maker tem apoiado as disciplinas com a fabricação de materiais de apoio aos professores.

“O IF Maker hoje faz diversas ações dentro do Campus Cuiabá, principalmente no apoio às disciplinas. Como por exemplo, modelos de células e corpo humano 3D para facilitar a visualização. Tem também projetos na área de engenharia e robótica, como identificação de imagens. E atualmente o FabLab desenvolve tanto projetos para comunidade interna, como externa”, explicou.

Para o WorkIF, o FabLab trouxe algumas peças feitas de material 3D, Motor elétrico de schindler, que é um motor feito de materiais recicláveis, uma máquina de corte a laser e uma máquina extrusora de filamentos.

A fila tem sido grande no Espaço Maker do Campus Rondonópolis com estudantes curiosos para experimentar pela primeira vez a Caneta 3D, um dispositivo portátil que permite aos usuários criar objetos tridimensionais ao desenhar no ar. Ela funciona de maneira semelhante a uma impressora 3D. E não faltou criatividade dos estudantes para criarem óculos de brinquedo para testar suas habilidades.

Para a estudante de Ensino Médio Técnico em Comércios de Juína, Lais dos Santos, 17 anos, a primeira experiência em usar a Caneta foi muito divertida. E estar no WorkIF tem sido uma experiência rica para a sua formação.

“Eu achei muito legal ter usado pela primeira vez a caneta 3D, por mais que não ficou muito bom, eu gostei muito da experiência. E aqui no WorkIF vou apresentar um trabalho sobre sedentarismo, na área da educação física. Estou gostando tanto do evento que pretendo voltar mesmo depois de formada no IFMT”, disse.

Segundo o professor responsável do Laboratório Maker de Rondonópolis, Rafael Garcia, a ideia de trazer algo prático para os estudantes teve o objetivo de despertar a curiosidade deles, e o resultado tem sido bem positivo.

“A caneta é uma forma divertida de se inserir no mundo da impressão 3D. E para usar basta a pessoa ter curiosidade e criatividade para construir os objetos. Na nossa oficina, trouxemos modelos de óculos para os participantes reproduzirem e no final ganham um chaveiro produzido nas impressoras”, contou Rafael.

O Campus Campo Novo dos Parecis também investiu na divulgação da Cultura Maker, trazendo oficinas e jogos que estimulam o pensamento lógico e criativo. A professora de informática, Lourivani Bastos, incentivadora de ações de Empreendedorismo, criadora da CampoTEC - Incubadora e Smart Lab CNP do IFMT Campo Novo do Parecis mostrou, com orgulho, o engajamento dos estudantes nas oficinas e desafios propostos no Espaço Maker.

“A gente trouxe quebra-cabeças de mil peças, tangram e brinquedos de materiais reciclados para apresentação e como desafio de raciocínio lógico. Na oficina de modelagem 3D, estamos com 10 vagas e a oficina acontece por 40 minutos a cada duas horas, e em todos os horários estamos lotados”, disse.

Os makers têm ganhado cada vez mais espaço no IFMT, por desempenharem um papel fundamental na promoção da inovação, no desenvolvimento de habilidades práticas e na integração de conhecimentos teóricos com aplicação prática.