Estudantes do IFMT Juína criadores de fralda biodegradável realizam 1ª feira sustentável ToperBio

Publicado por: Campus Juína / 16 de Fevereiro de 2018 às 15:46

Através de uma parceria realizada entre o horto florestal municipal e a ToperBio, empresa desenvolvida por alunos do IFMT campus Juína através da qual foi idealizado o projeto das fraldas biodegradáveis feitas a partir do amido de mandioca, foram distribuídas mudas de árvores na feira municipal de Juína na tarde da última quarta-feira.

Durante o primeiro dia da ação mais de 400 mudas de árvores frutíferas foram distribuídas para a comunidade de forma gratuita, a próxima distribuição de mudas ocorrerá também na feira municipal na manhã deste domingo (18/02).

Além de promover a conscientização ambiental a “feira sustentável ToperBio” tem o objetivo de divulgar o projeto dos alunos do IFMT, que desenvolveram uma fralda biodegradável que além de se decompor mais rápido no meio ambiente, ainda é produzida de material orgânico e levará dentro do protótipo uma semente, reduzindo impactos ambientais e fomentando o plantio de árvores.

Um dos membros da equipe, Marcos vinícius, aluno do 1° ano do curso técnico em comércio destaca que “a ideia surgiu em um evento de células empreendedoras, onde os estudantes foram desafiados a pegar um problema que atinge a maioria da população e buscar uma solução de forma sustentável”. Nesse evento os estudantes foram classificados para outras etapas e agora participarão da final com o projeto de inovação tecnológica.

O estudante do curso técnico em meio ambiente Wanderson Perondi comentou sobre a ação “a distribuição de mudas foi uma forma de divulgar o nosso projeto e incentivar a população a plantar essas mudas em casa, as pessoas gostaram muito da ideia, em poucas horas foram esgotadas as mudas”.