Na manhã do último sábado 14/05, uma equipe de ciclistas encontrou uma Harpia (Gavião Real) em uma estrada vicinal do Município de Juína, Mato Grosso à 740 km de Cuiabá. A ave foi encontrada caída no meio da pista, nas proximidades da comunidade linha 06.
O Gavião Real está entre as espécies ameaçadas de extinção. Considerada a Maior ave de rapina da América do sul, podendo atingir até um metro de altura e dois metros de envergadura, a Harpia, após ser encontrada pelos ciclistas, foi resgatada pelos bombeiros do município e encaminhada para o IFMT Juína, onde ficou sob os cuidados de biólogos e o veterinários do Campus durante quase 4 dias.
De acordo com o professor e médico veterinário Carlos Gustavo, responsável pela primeira avaliação técnica da ave “o gavião apesar de parecer debilitado, não apresentava nenhum sinal de fratura ou lesão externa, o procedimento tomado foi alimentá-lo, acompanhar o desenvolvimento até que o animal estivesse apto a voar novamente e voltar para a natureza”.
Na tarde desta quarta feira, 18/05 após nova avaliação, foi constadado consideravel avanço no quadro do animal, que já se mostrava mais forte, então foi aberta a porta do cativeiro onde estava alojado para verificar o real estado da ave, ele caminhou para fora, logo voou para o galho de uma arvore e de lá seguiu para seu habitat natural.