I mostra de teatro do IFMT Juína promoveu interação entre disciplinas e show de conhecimento

Publicado por: Campus Juína / 28 de Julho de 2017 às 17:43

O IFMT campus Juína promoveu a sua I mostra de teatro, com o tema ''Do mito à filosofia; da odisseia à ágora'' o evento aconteceu em duas etapas no auditório do campus, a primeira parte das apresentações foram realizadas dia 18/07 e o segundo momento foi dia 25/07.

O projeto foi desenvolvido com todas as turmas dos Primeiros Anos (1º Agropecuária A,B e C, 1º Meio Ambiente A e B, e 1º Comércio) e foi resultado de uma articulação interdisciplinar envolvendo as disciplinas: História (Aluísio Farias), Artes (Raquel Barbosa) , Portugues/Inglês (Giselda Dorilêo)Literatura (Denis Farias), Filosofia (Anderson Martins). Cada disciplina colaborou para a organização e realização do teatro, uma vez que cada disciplina apresentou uma perspectiva sobre esse longo processo de transformação do pensamento ocidental.

A atividade teve como objetivo principal estudar o surgimento da filosofia na Grécia Antiga, e assim, apontando como o mito representou a primeira forma de explicação da realidade para o homem daquele período.

O teatro foi apresentado em três atos: Primeiro - O mito, momento em que os alunos enfocam a lendária Guerra de Troia e a influencia dos deuses gregos no conflito. Texto fundamentado no livro de "Iliada" de autoria de Homero. Segundo - Surgimento da Pólis Grega - é nesse contexto urbano que surge a ágora, praça onde realizava as reuniões e discussões políticas, momento em que os gregos passam a abandonar o mito como forma de explicação e pautam em uma explicação mais racional. Terceiro - Nesse último ato, o homem utiliza da filosofia para a compreensão do mundo.

De acordo com o professor Aluísio Farias, um dos coordenadores da atividade, “Esse tipo de atividade colabora de forma substancial para o processo de ensino aprendizado, uma vez que os alunos tornam protagonistas na construção do conhecimento. Além de facilitar a conexão entre saberes, os estudantes aprendem de forma rápida e principalmente de forma significativa” pontuou.