O IFMT conseguiu aumentar o número de bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de 147 bolsas no período 2022/2024 para 264 bolsas para 2024 a 2026. O programa visa fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de professores em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
O Instituto Federal de Mato Grosso conseguiu aumentar as bolsas ao participar do Edital Capes nº 10/2024. O PIBID é um programa executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES que tem como objetivo antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública estimulando o estágio nas escolas públicas.
Para o professor Douglas Gonçalves Sete, coordenador do programa no IFMT, o aumento no número de bolsas é uma conquista muito importante pois possibilita também o aumento do número de estudantes beneficiados pelo PIBID e isso garante a permanência e o êxito nos cursos de licenciatura, disse.
“É uma quantidade de bolsas bastante significativa e vamos conseguir atender a maior parte das licenciaturas do IFMT. Nós percebemos também que os estudantes que participam do PIBID têm uma formação diferenciada e acabam concluindo os cursos e isso mostra que o programa fortalece as licenciaturas”, explicou Douglas.
As 264 bolsas serão distribuídas pelos seguintes campi: Confresa (4 licenciaturas), Cuiabá Octayde (2 licenciaturas), Cuiabá Bela Vista (1 licencitura), núcleo avançado de Jaciara (1 licenciatura), Juína (2 licenciaturas), Diamantino (1 licenciatura), Cáceres (1 licenciatura), Pontes e Lacerda (2 licenciaturas), Campo Novo dos Parecis (1 Licenciatura) e Primavera do Leste (1 licenciatura).