O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Juína aplicou no ultimo dia 19 de maio, as provas da 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Física. Participaram os estudantes dos 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio.
A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), e tem por objetivos despertar e estimular o interesse pela Física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar a universidade do Ensino Médio; e identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.
As provas aconteceram em escolas credenciadas por todo o país, no caso do IFMT Campus Juína a inscrição e organização das atividades da OBF ficou por conta dos professores de física Erick dos Santos Silva e Marcelo Henrique Weich Ferreira.
Para um dos organizadores da primeira fase, professor Marcelo Weich, “a prova da OBF serve, para nós professores do campus, como um indicador de como está o nível dos nossos alunos e ajuda a fortalecer nosso trabalho em sala de aula, identificando onde os estudantes estão com mais dificuldades no aprendizado. Com isso, temos a oportunidade de prepará-los e instruí-los, com um rendimento ainda melhor, para os desafios que irão se deparar durante e pós IFMT”.
A olimpíada acontece em 3 fases. As provas da segunda fase serão aplicadas dia 20 de agosto e os classificados para a 3ª fase voltarão a solucionar mais questões no dia 08 de outubro. O resultado final será divulgado em dezembro.