O Instituto Federal de Mato Grosso empossou na última sexta-feira (23), mais 23 novos servidores para seu quadro de funcionários efetivos. São 14 professores e nove técnicos administrativos que atuarão em onze campi da instituição de ensino federal, entre eles o Campus de Canarana, que será criado ainda neste ano pelo presidente Lula.
Além de Canarana, receberão novos servidores os campi de São Vicente, Tangará da Serra, Confresa, Alta Floresta, Primavera do Leste, Campo Novo dos Parecis, Pontes e Lacerda, Guarantã do Norte, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde e Juína. A reitoria também ganhará dois Analistas de Tecnologia da Informação.
Durante a cerimônia o reitor Julio César dos Santos destacou o importante momento que o IFMT está vivendo. “Estamos num novo tempo e hoje com o empenho e a dedicação de todos os servidores conseguimos consolidar o Instituto como uma das instituições de ensino que mais cresce no Brasil”, frisou.
Julio destacou também o papel do IFMT no Estado. “Estamos nas principais cidades do estado e em todas as regiões levando ensino público, gratuito e de qualidade a milhares de estudantes, e é isso que muda a vida das pessoas, que garante um futuro melhor, que transforma o futuro de várias gerações. Vocês estão chegando para somar forças nesse objetivo”, ressaltou.
Para o professor de Zootecnia, Osvaldo Cavalcante, ex-aluno do Campus São Vicente e que tomou posse para o Centro de Referência de Canarana, a emoção de passar num concurso é muito grande. “Estou muito feliz pois sou ex-aluno do curso técnico e do curso de Zootecnia do Campus São Vicente e agora um servidor concursado”, destacou.
Três novos Campus para 2025
Canarana compõem junto com Água Boa e Colniza as cidades que receberão novos Campus do IFMT dentro do programa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica anunciada para 2024. A previsão é de que as três novas unidades estejam plenamente funcionando em 2026.
De acordo com Carlos Câmara, do centro de Referência de Canarana, que é um dos novos campi, a posse oportunizará novos conhecimentos e novas experiências aos discentes. “Novos docentes vão atender as áreas técnicas e contribuirão de forma positiva ao crescimento de cada estudante do IFMT Canarana”, avaliou.
A unidade ainda é vinculada ao Campus Confresa, mas já atende desde 2022, estudantes da região com o curso de Técnico em Agropecuária e cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) em articulação com o setor produtivo das cidades como Cocalinho, Querência, Água Boa, Nova Nazaré, Ribeirão Cascalheiras e Paranatinga.