Inovação e sustentabilidade são destaque no pavilhão de exposições do WorkIF 2023

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 26 de Outubro de 2023 às 16:15

Existe uma descoberta a cada metro dos corredores do Pavilhão de Exposições da oitava edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso (WorkIF 2023). O evento é realizado no Centro de Eventos do Pantanal e conta com estandes de exposição de todos os Campi do IFMT.

Das atividades na área de Biotecnologia do Campus Lucas do Rio Verde, aos resultados obtidos em tecnologia de produção energética solar do Campus Cuiabá - Octayde, a inovação e sustentabilidade são a tônica dos trabalhos desenvolvidos em cada município. Já em Lucas do Rio Verde, as exposições são focadas na área de coleta de dados e robótica.

No caso do Campus Cáceres, dois projetos chamam a atenção. Um deles comandado pelo professor Reginaldo Antonio Medeiros, estuda tecnologia de reaproveitamento do Cumbaru. “Desenvolvemos uma tecnologia social que proporciona a produção de carvão a base do reaproveitamento do fruto que não seria mais utilizado por comunidades da região”.

A estudante Samira Paulino Moreira, do segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária, também de Cáceres, explica a utilização da realidade aumentada para o aprendizado de curvas de nível. “Utilizamos um sensor de presença de um videogame para scanear o relevo da caixa de areia. Desta forma, conseguimos simular até mesmo o comportamento da chuva em uma área montanhosa, por exemplo”.

O reaproveitamento de materiais que seriam descartados é fundamento do projeto “Limpe Verde”, de Campus Campo Novo do Parecis. O projeto é desenvolvido pelas estudantes Maria Eduarda Mendonça, Hemilly Almeida e Camila Gabriela de Arruda.

“Recolhemos os recipientes e reaproveitamos para reciclagem de embalagem. Os resíduos que não conseguimos reaproveitar são encaminhados para uma empresa de coleta e o retorno financeiro é revertido para o projeto e também suporte a animais abandonados. Também reaproveitamos óleos usados para a fabricação de produtos de limpeza que são utilizados no Campus”.