Participantes do WorkIF aprendem mais sobre Marketing Digital

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 27 de Outubro de 2023 às 13:34

As oportunidades e desafios da atuação em mídias sociais foram o tema da palestras “Marketing Digital” ministrada pelo doutor em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Cristian Schaeffer, durante o último dia da oitava edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT (WorkIF 2023).

Durante sua fala, o professor e pesquisador, comentou sobre a evolução dos meios de comunicação e como cada ferramenta utilizada à época – papel, rádio, TV, internet – provocou uma mudança na forma como o público se comunicava e se relacionava com estes meios. Neste aspecto, com a chegada das redes sociais, a forma como as pessoas se comunicam foi revolucionada.

“O Marketing Digital já faz parte do nosso dia a dia. Estamos interagindo diretamente com as marcas, mas, à medida em que profissionalizamos nossas redes, também nos transformamos em marcas. Somos consumidores, mas também produtores de conteúdo. Influenciamos e somos influenciados”.

Com base nesta premissa, Schaeffer conduziu sua palestra no recorte da utilização do Marketing Digital como ferramenta estratégica para posicionamento de marca no planejamento, produção e gestão de conteúdo, utilização de métricas e utilização de outras ferramentas proporcionadas pelas redes sociais.

“As redes sociais, além de trazerem os usuários mais próximos às marcas, os colocam em uma posição de protagonismo na produção de conteúdo. Qualquer pessoa com um celular na mão pode produzir seu próprio material, registrar seus fatos e mandar sua mensagem”.

O professor destacou também a importância dos acontecimentos recentes para uma mudança na forma com a qual nos relacionamos com os meios.

“A pandemia de COVID-19 foi um momento crucial para que as marcas e usuários entendessem a necessidade de inserção no meio digital. Ele mostrou as potencialidades de presença virtual em um universo onde o presencial era impossível”.

Finalizando sua fala, Schaeffer apresentou dicas para a melhor utilização das redes sociais, entre elas a diversificação dos canais e conteúdos produzidos, além do estudo minucioso do público-alvo. “Onde está seu público? Você precisa conhecÊ-lo e entender qual rede social ele utiliza. Onde seu público está é onde você deve estar!”.