O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) divulga a relação das referências bibliográficas para o processo seletivo para as turmas 2025. O Exame Nacional de Acesso 2025 versará sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme as referências indicadas a seguir:
1. BORGES, L. F. P. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação Em Questão, v.55 nº 45, 2017. p.101–126. Disponível em: https://doi. org/10.21680/1981-1802. 2017v55n45ID12747
2. CASTRO, C., PLÁCIDO, R. L., MEDEIROS, I. Educação Tecnológica no Brasil: A Geopolítica e a Geografia Política do processo histórico. Metodologias e Aprendizado v. 6, 2023, p.516-533. Disponível em: https://191.52.0.34/index. php/metapre/article/view/3983
3. CIAVATTA, M. História da Educação Profissional: Esperanças, lutas e (in)dependências. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 23, p. 1-16 e14776, Jun. 2023. ISSN 2447-1801. Disponível em: https://doi.org/10.15628/ rbept.2023.14776
4. CICHACZEWSKi, J. C., CASTRO, C. A. de. IF’s: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(3), p. 448–467, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.9771/ gmed.v15i3.54513
5. MACHADO, L. R. de S. O trabalho como referência para a formação e a democracia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15167, 2023. Disponível em:https://www2.ifrn.edu.br/ ojs/index.php/RBEPT/article/ view/15167
6. MARTINS, H. H. T. de S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 289-300, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp. br/ep/article/view6/2793
7. MORAES, Naires de Cassia Nunes; SILVA, Ione Brum da; ZARZICKI, Danieli Melo; CHAVES, Taniamara Vizzotto; BRANCHER, Vantoir Roberto. A pesquisa qualitativa e a formação do pesquisador: elementos para um paradigma dialógico. In: BRANCHER, Vantoir Roberto; CHAVES, Taniamara Vizzotto; ZARZICKI, Danieli Melo (Org.). Metodologia(s) da pesquisa em educação profissional e tecnológica: dilemas e provocações contemporâneas. 1. ed. Curitiba: CRV, 2022. p. 91-107. Disponível em: https://deposita.ibict.br/ bitstream/deposita/63/2/Miolo_ Lisiane_Brenner-Final.pdf
8. LIMA, F. B. G.; ROSA, D. S.; SILVA, Claudio Nei Nascimento da. O materialismo histórico e dialético nas pesquisas em EPT: concepções preliminares e princípios metodológicos. In: Cláudio Nei Nascimento da Silva, Daniele dos Santos Rosa, Marcos Ramon Gomes Ferreira (Org.). A metodologia da Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica. 1ed.Brasília: Editora Nova Paideia, 2022, v. 1, p. 143-161. Disponível em: https://ojs.novapaideia. org/index.php/ editoranovapaideia/article/ view/242/247
9. RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. EPT em Revista, v. 1, n. 1, p. 27-49, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.36524/ ept.v1i1.356
10. TRENTIN SILVEIRA, R. A Relação Professor-Aluno de uma Perspectiva Gramsciana. Educação e Realidade, v. 43, n. 1, 4, 2018, p. 97–11. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ 2175-623664512