Professores do IFMT Juína lançam 2 livros voltados para área de matemática

Publicado por: Campus Juína / 29 de Outubro de 2018 às 19:04

Entre os dias 25, 26 e 27/10 O IFMT - Campus Juína realizou a 2ª Semana Acadêmica da Matemática com o tema "Campo de pesquisa para licenciados em Matemática", o evento foi marcado pelo lançamento de dois livros produzidos por professores do Campus Juína.

As obras “Fórum de EJA Mato Grosso: caminhos iniciais, lutas e conquistas”, que é fruto da pesquisa de mestrado do professor Jefferson Bento Moura e o livro “Ensino de física e matemática: experiências docentes no IFMT Campus Juína”, foram produzidas por professores da instituição baseados em seus conhecimentos adquiridos através do dia a dia em sala de aula e projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos.

De acordo com o coordenador do curso de licenciatura em Matemática, professor Heliel Costa Teles, que também é um dos responsáveis pela organização do livro “Ensino de física e matemática: experiências docentes no IFMT Campus Juína”, o projeto faz parte de um trabalho continuado que reúne experiências de sucesso, que inclusive resultaram em publicações de artigos em revistas científicas de Qualis A, qualis B, destacou Heliel.

O livro “Ensino de física e matemática: experiências docentes no IFMT Campus Juína” é dividido em 8 capítulos assinados por professores que compõe o corpo docente das áreas de física e matemática do curso superior de licenciatura em Matemática do IFMT Juína. Um segundo livro já está sendo elaborado e a idéia é fazer parcerias com outros professores da rede municipal e estadual, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e melhorar o ensino de matemática na região noroeste de Mato Grosso através de experiências exitosas.

O lançamento das obras contou com a presença do Magnifico Reitor Wiliam Silva de Paula que destacou o empenho da equipe na concretização dos livros, para ele “a iniciativa de transformar experiências didáticas em livro é muito importante, é uma maneira de prestar contas para a sociedade do importante papel que o IFMT tem no desenvolvimento educacional da região além de ajudar a suprir a carência de pesquisas e demandas da região através dos cursos de licenciatura, formando professores altamente capacitados”.

O diretor do IFMT Campus Juína João França ressaltou que o lançamento dos livros é mais um dos vários projetos desenvolvidos pela instituição, segundo ele “o objetivo é compartilhar as experiências e melhorar a interação entre o IFMT e a comunidade, sempre com foco na melhora da educação oferecida na região, seja na esfera municipal, estadual ou federal”.