O rio perdido é a fonte de captação de água para o abastacimento da cidade de Juína, esse importante rio é composto por várias nascentes que estão localizadas no entorno do municipio, visando a preservação deste manancial de água e com o objetivo de recuperar áreas degradadas, estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do IFMT Campus Juína, com recursos do ministério público de Juína, parceria com a empresa forest Fund e apoio da engenheira florestal Rafaela Horing desenvolveram uma ação de preservação em uma das nascentes do rio.
A ação aconteceu na chácara Santa Helena, além do viés ambiental serviu como aula prática para os estudantes das turmas do 2° e 3° A do curso Técnico em Meio Ambiente e aconteceu em várias etapas. Na ocasião os estudantes, orientados pela professora Josiane de Brito Gomes e engenheira Rafaela Horing executaram uma ação de recuperação de área degradada com o plantio de mudas de árvores nativas, Coroamente e controle de formigas na área da nascente que está sendo recuperada.
Trata-se de um projeto piloto que visa uma série de atividades em prol da preservação das nascentes do Rio Perdido, o projeto da empresa Forest Fund é expandir o raio de ação afim de beneficiar um maior número de produtores rurais, contribuindo com a recuperação das áreas degradadasà margem do rio perdido e consequentemente melhorar o abastecimento de água em Juína.
Os recursos financeiros para a realização do projeto são oriundos de multas ambientais e são disponibilizados para o projeto piloto através de um TAC (termo de ajustamento de conduta) celebrado pelo ministério público estadual de Juína, por intermédio do promotor de Justiça Dr. Marcelo Linhares e disponibilizados para a empresa forest fund, dirigida por Sofia Watkins, que coordena o projeto de recuperação.