Projetos empreendedores do IFMT Diamantino e Sinop serão apoiados por investidor anjo João Kepler

Publicado por: Reitoria / 26 de Outubro de 2023 às 19:26

O trabalho de educação empreendedora e de apoio ao empreendedorismo que vem sendo desenvolvido nos últimos anos pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), através da Pró-reitoria de Extensão, da Ativa Incubadora de Empresas e seus Núcleos nos campi e, mais recentemente, da parceria com a Universidade portuguesa Beira Interior (UBI) acaba de render um importante fruto.

O resultado do Desafio de Ideias, uma seleção de sete projetos desenvolvidos em diferentes campi da instituição, foi anunciado na quarta-feira (25), durante o Fórum de Educação Empreendedora do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação – WorkIF.

Ao final da apresentação o projeto selecionado em primeiro lugar foi o do IFMT Diamantino – Desenvolvimento de pesticidas (defensivos biológicos) de baixo custo e impacto ambiental para a agricultura familiar: uma análise do contexto de Diamantino.

Como prêmio, a equipe formada pelos estudantes do curso técnico em Administração, Laianny Regina da Silva e Kauã de Oliveira Klava supervisionados pelos professores Leandro Dias Curvo e Juracy Barroso Neto participará de uma imersão na UBI. O objetivo é aprofundar os conhecimentos na área de empreendedorismo e aperfeiçoar o modelo de negócio.

O Biosol, nome adotado pelo grupo para seu negócio nascente, ainda contará com o acompanhamento do maior investidor anjo do país, o empresário João Kepler. A novidade foi anunciada pelo próprio, depois de assistir as apresentações dos diferentes projetos, na sequência de sua palestra “O negócio por trás das startups”, com auditório lotado na abertura do WorkIF.

Além do acompanhamento por meio de mentoria, o empresário assegurou todo o apoio necessário para alavancar e escalar não apenas o Biosol, mas também o segundo colocado, o projeto Eco resfriamento, do IFMT Sinop.

“O principal ponto do projeto Biosol é despertar essa intenção de natureza empreendedora nos nossos alunos. E a partir daí, poder olhar para os problemas da nossa região como oportunidades para encontrar soluções e transformar a teoria dos cursos em negócios”, afirmou o docente.

O projeto Eco resfriamento do campus Sinop consiste em um acessório para ser acoplado no aparelho de ar condicionado para promover a eliminação da água gerada pelo aparelho e, com isso, melhorar a eficiência térmica e energética, fazendo com que ele resfrie mais rápida e facilmente, reduzindo em até 10% o consumo de energia elétrica.

“Tudo isso é um motivo de imensa alegria, é um passo muito importante na visibilidade do nosso instituto na área do empreendedorismo,” afirmou o reitor Julio César dos Santos.

Desafio de ideias - As sete equipes participaram virtualmente de um curso de empreendedorismo com docentes da UBI e uma das etapas incluiu a elaboração de um plano de negócios com ênfase na análise da viabilidade econômica dos mesmos.

Conheça os Projetos Empreendedores desenvolvidos:

1o lugar:
Desenvolvimento de Pesticidas (Defensivos Biológicos) de baixo custo e impacto ambiental para a Agricultura Familiar: uma análise do contexto de Diamantino - (DMT)

2o lugar:
- Eco Resfriamento (Sinop - SNP)

3º lugar:
Maquiagem sustentável: uso dos frutos do cerrado na criação de produto inovador (Confresa - CFS)

Embalaqui: Aplicativo de Economia Circular baseado na reutilização de resíduos sólidos domésticos (Barra do Garças - BAG)

Desenvolvimento de um módulo 3D de pluviômetro para monitoramento em tempo real (Primavera do Leste - PDL)

Empreendedorismo em Ação: Reaproveitando e Agregando Valor aos Resíduos da Produção de Pipoca Doce (Bela Vista - BLV)

Indicadores de Eficiência de Usinas Renováveis (Cuiabá Octayde- CBA)

Notícia relacionada: O Negócio por trás das Startups é o tema da primeira palestra do WorkIF 2023